Ideal Tabor

 

 

Cena da Transfiguração

 

 

 Monte Tabor

 

Em 18 de outubro de 1914, na conferência chamada pelos schoenstattianos de ‘Documento de Fundação’, o Pe. Kentenich faz um paralelo entre a cena bíblica do Tabor e o nascente Santuário de Schoenstatt: “Ao contemplar as magnificências divinas no Monte Tabor, Pedro exclamou encantado: ‘É bom estarmos aqui! Façamos três tendas” (Mc 9, 5). Estas palavras sempre me voltam à memória e freqüentes vezes me perguntei: Não seria possível que a Capelinha de nossa Congregação se tornasse nosso Tabor, no qual se manifestem as glórias de Maria? (...) Gostaria de transformar este lugar, num lugar de peregrinações e de graças para nossa casa, para toda a Província e, talvez, para mais além. Todos os que aqui chegarem para rezar terão de experimentar as glórias de Maria e confessar: “É bom estarmos aqui! Vamos fazer três tendas! Este será o nosso lugarzinho predileto!”

 Todos os santuários de Schoenstatt, como o Santuário Original, têm a missão de ser um Tabor. Assim como no Tabor histórico foram reveladas as glórias de Cristo, no Santuário de Schoenstatt dever-se-ão manifestar as glórias de Maria.

 Ao chegar no Brasil em 1947, Pe. José Kentenich captou a grande receptividade do povo brasileiro para o religioso e a sua alma filial, propondo para o primeiro Santuário de Schoenstatt no Brasil o ‘Ideal Tabor’:

"Schoenstatt é aqui, nosso pequeno Santuário. Aqui é Tabor! Esta palavra do Documento de Fundação é de importância central para este Santuário". (03.09.1947 - Santa Maria)

Mais tarde, no contexto das celebrações do centenário de nascimento do Pe. José Kentenich em 1985, o Movimento de Schoenstatt no Brasil assumiu o Ideal Tabor como o ideal da Família de Schoenstatt brasileira.

 No Santuário Tabor, o Pe. Kentenich coroou a Mãe de Deus em 1949 como Rainha da Filialidade Heróica. Ela tem a missão de cuidar que todos vivam como filhos de Deus, fiéis ao seu compromisso batismal e, em Cristo, como filhos amados e heróicos, realizem a vontade do Pai.

       

Web Schoenstatt